POLUIÇÃO POR HIDROCARBONETOS

POLUIÇÃO  POR HIDROCARBONETOS
Curso Online

12/10/2018

POLUIÇÃO  POR HIDROCARBONETOS

Hidrocarboneto no Solo

Os hidrocarbonetos derramados no solo espalham-se e penetram nas camadas superficiais, sendo o grau de penetração dependente do tipo e natureza do solo, do volume e tipo de hidrocarbonetos e do posicionamento da camada freática.

Os componentes voláteis evaporam-se provocando risco de explosão. A duração deste risco depende do tipo de produto, volume, temperatura ambiente, condições de vento e dimensões do espalhamento.

Quanto maior for a possibilidade dos hidrocarbonetos se espalharem menor será a duração do risco de explosão, já que este espalhamento facilita a evaporação mais rápida dos voláteis.

A mistura formada por vapores/ar, poderá estar numa das seguintes condições:

•Ter uma relação inferior à do Limite Inferior de Inflamabilidade, caso em que não existe perigo de explosão.

•Estar entre os Limites Inferior e Superior de Inflamabilidade, caso em que bastará uma fonte de ignição para que a explosão ou combustão se verifique

A utilização de um instrumento de medida adequado (explosímetro) é aconselhada para a verificação das condições da mistura ar/vapores dos hidrocarbonetos

A utilização de equipamento não “explosion-proof”, quer em espaços fechados quer em espaços abertos, só deverá ser autorizada após a verificação das condições de segurança no que se refere à possibilidade de explosão/combustão da mistura.

Os hidrocarbonetos derramados, penetram no solo,  numa  camada  de  10  a 20 cm que fica geralmente saturada e cuja rugosidade é provocada tanto pelas atividades agrícolas, como pela atividade de pequenos animais (minhocas, etc.).

É possível uma penetração mais profunda no solo através de poças formadas em orifícios secos. Estes, quando se encontram cheios de água, não permitem a penetração dos hidrocarbonetos.

É importa relembrar, que os produtos voláteis em espaços fechados, como é o caso de poços, cavidades, etc., podem originar tanto explosões, como problemas respiratórios em seres humanos, que neles penetrem ou trabalhem.

A utilização de máscaras e aparelhos respiratórios é aconselhável nestes ambientes, mesmo quando em espaços abertos.


Posts Relacionados

Infelizmente não encontramos nenhuma postagem...

Isaac Franscico Da Silva

Isaac Franscico Da Silva


Mestrando Profissional Engenharia Química Especialista Eng.º  Segurança do Trabalho / Químico Especialista Gestão Ambiental Especialista Gerenciamento de Projetos Instrutor ASHI - American Safety Health Institute - ID nº2320208 Consultor Técnico Ambiental – ID nº 5460199

→ Veja o Perfil Completo